Ensino de Programação para Crianças

Tutores: Fernando Cesar Meira Menandro e Atílio Barbosa Lourenço

Data de Início: 01/03/2016

Responsáveis: PET Mecânica e escolas públicas

A programação de computadores é a alfabetização do Século XXI, porém, mesmo com a necessidade de formar jovens familiarizados com técnicas de programação sendo reconhecida internacionalmente, os currículos escolares atuais não contemplam essa formação. Tendo isto em vista, o PET criou um curso de programação para crianças.

O curso visa familiarizar os alunos com a lógica de programação e desmistificar o assunto. Inicialmente o curso era ofertado utilizando o software Scratch, mas o retorno foi melhor do que o esperado, e hoje o curso trás a linguagem Python para os pequenos.

O objetivo desta ação é preparar os jovens estudantes a conhecer uma linguagem de programação e efetivamente criar linhas de código de programas. A atividade é realizada através de parceria com escolas públicas, buscando despertar nos estudantes o interesse por essa atividade.

Procura-se apresentar as técnicas de forma lúdica, de maneira a criar nos estudantes uma vontade de chegar ao próximo passo. Como em qualquer ação voltada para jovens, esperam-se resultados a médio prazo, com a inserção destes jovens nos níveis superiores de ensino e no mercado de trabalho. Ademais, espera-se que a semente plantada então, venha a se consolidar em mentes mais criativas e inquisitivas, e que este primeiro contato com a prática das engenharias venha a despertar nestes estudantes o interesse por profissões na área tecnológica.

Atualmente (a partir de 2019/1), a este projeto está utilizando a linguagem de programação PYTHON, conhecida por muitos como sendo a liguação com maior facilidade de aprendizagem, por ser bastante lógica.

No período 2019/2 os membros do projeto voltaram a trabalhar com a escola de ensino fundamental da Ufes, agora com estudantes do 9º ano, tendo visitas quinzenais com termino no fim de novembro.

Imagens do primeiro encontro do PET Mecânca com os alunos

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.