Projeto Tutoria

Tipo de Projeto: Ensino

Tutor: Fernando Cesar Meira Menandro e Atilio Barbosa Lourenço

Data de Início: 27/03/2017                                    Data de Conclusão: 15/12/2018

Responsáveis: PET Mecânica, PET Computação e PET Matemática.

 

 

A aprendizagem por pares vem sendo cada vez mais utilizada nos cursos de graduação, já a certo tempo. Aqui definimos aprendizagem por pares a partir de Topping como a aquisição de conhecimento e habilidade através do apoio e ajuda ativa de companheiros/as de status igual ou equivalente.

Neste projeto nos concentramos no modelo de tutoria entre pares, descrito por Damon e Phelps como um processo em que um estudante iniciante é ajudado por um outro já experiente no assunto. A ideia central do projeto é combinar os esforços de alunos dos grupos PET em Engenharia Mecânica, de Computação, Elétrica e Matemática para auxiliar calouros.

O Projeto Tutoria foi realizado plenamente no primeiro semestre de 2017 se baseia na constituição de grupos de tutoria de alunos do curso de graduação em Engenharia Mecânica, em situação de dificuldades para aprovação em disciplinas.

Realizou-se encontros semanais com o grupo tutorial para acompanhar o desenvolvimento dos alunos pertencentes ao grupo nas diferentes matérias que os mesmos cursavam, objetivando facilitar a aprendizagem de conteúdos das disciplinas através da educação por pares.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910