Programação para crianças
Tipo de Projeto: Ensino e extensão
Tutores: Fernando Cesar Meira Menandro e Atilio Barbosa Lourenço
Criado inicialmente em 2016, o projeto de Programação para Crianças iniciou como um projeto de cunho social no qual visa o ensino de programação a alunos do ensino fundamental de escolas públicas, baseado em um trabalho de uma fundação estadunidense, com representação brasileira, que disponibiliza um ambiente lúdico e interativo, via Internet, de iniciação à programação de computadores.
Até 2019 buscamos trabalhar em curtos períodos de tempo em oficinas com os alunos para despertar nestes o interesse em uma área que se coloca cada vez mais como promissora.
Ocorreu no dia 16/05/2016 o primeiro dia do projeto, havendo uma parceria com a Escola da prefeitura da Ufes. Os alunos em questão foram do 6º ano do ensino fundamental, no qual desenvolveram habilidades no jogo de programação do site da fundação estatunidense citado acima: code.org. Tivemos um feedback muito bom, no quesito aproveitamento das habilidades que o jogo pode oferecer. Nesse sentido, esperamos que seja uma tradição do PET em firmar parcerias com as escolas públicas de Vitória para que o projeto prossiga pelo menos uma vez por semestre.
Link do site que seguiu de inspiração para o projeto: https://code.org/
A imagem acima mostra a tela do jogo utilizada para tal atividade. Neste jogo, contamos com conceitos lógicos de programação em blocos, tais como estruturas de repetição e loop.
No ano de 2019, passou-se a utilizar a linguagem de programação PYTHON, conhecida por muitos como sendo a liguação com maior facilidade de aprendizagem, por ser bastante lógica.
No segundo período de 2019 os membros do projeto voltaram a trabalhar com a escola de ensino fundamental da Ufes com estudantes do 9º ano, tendo visitas quinzenais com termino no fim de novembro do mesmo ano.
A partir de 2022, este projeto ressurge com uma nova atuação. Dado que a pandemia de Covid-19 ainda não passou, mas já tendo em vista a normalização desta situação, o PET Engenharia Mecânica está produzindo material didático de ensino de programação para futuras aulas de caráter presencial, de modo a incentivar o desenvolvimento do raciocínio lógico nos alunos do ensino fundamental abrangendo agora diversas plataformas e linguagens, dentre eles scratch.mit.edu ou code.org Python.